A medida de capacidade de corrida atual
As necessidades fisiológicas para as quais um corredor fundista deve atentar são: Vo2máx (mediante adaptações centrais e periféricas), limiar de lactato, velocidade e economia. Corridas fáceis, corridas na cadência de maratona, corridas intervaladas, corridas no limiar e repetições de corrida devem ser trabalhadas.
O próximo passo lógico na elaboração de um bom programa de treino é determinar seu nível atual de aptidão física, afim de que você possa ajustar a intensidade do exercício. Outra medida de sua aptidão física atual - desempenho em corridas recentes - para estabelecer o quão árduo precisa treinar.
Em vez de nos referirmos a esse pseudo Vo2máx (aquele baseado estritamente no desempenho) como Vo2máx, utilizamos o termo "VPonto". O VO2máx é propriamente dito " V-Ponto-O2máx". Colocando um ponto sobre o V, estamos identificando a taxa de consumo de oxigênio, isto é, volume de oxigênio consumido por minuto. Abreviamos V- Ponto - O2máx como V-Ponto. Dessa forma, cada corredor possui um valor VPonto de referência: um número único com o qual é fácil de trabalhar ao comparar desempenhos. Esse sistema também é ideal para estabelecer intensidades de treinamento, pois corridas intervaladas, e até mesmo corridas longas, fáceis e corridas em cadência de maratona são bem executadas em fraçõese(ou porcentagens) específicas do Vponto de cada atleta.
Quando você conhece o seu valor VPonto, pode eliminar boa parte da adivinhação do treino e evitar sobretreinamento. Arrisco-me a dizer que o seu VPonto leva em conta seu estímulo psicológico para a corrida; pois, em vez de usar testes laboratoriais para determinar seu nível de habilidade, estamos utilizando seus desempenhos de prova, os quais são afetados por sua motivação e disposição para lidar com o desconforto. VPonto reflete tudo que um individuo aciona para ter um bom desempenho em um evento.
A duração, não a distância, é a chave aqui, porque a intensidade (percentual VPonto atual) em qualquer prova pode ser corrida é uma função da quantidade de tempo que leva para completá-la. Por exemplo, um corredor pode completar uma prova de 10.000 metros em 50 minutos; outro pode correr 10 milhas em 50 minutos. Ambos correm aproximadamente na mesma intensidade durante 50 minutos.
A intensidade é de suma importância, aquela que você pode manter reflete as diversas reações que ocorrem no organismo, com base na distância que espera que você corra uma prova.
Fonte: Livro - Fórmula de Corrida de Daniels, Jack Daniels, 2ª edição, 2013.
OBS: O lactato sanguíneo acumula-se em determinada taxa, com base na rapidez com que você está correndo.
Se você estiver com dúvidas, me chame no whatsapp: +55(53)999280908
Prof. Leandro Azambuja
Graduado em Educação Física
Cref: 012484-G/RS
Comentários
Postar um comentário