“ Zerros de Balles”

Museu Dom Diogo de Souza


Em 1776, quando da retirada das tropas espanholas que se achavam no Forte Santa Tecla, comandadas por Luiz Ramirez, há notas no diário de marcha, fazendo referência aos “ Zerros de Balles”.

Continuando a história desta região, por ocasião da marcha do Exército Pacificador (ordenado por D. João, para ir em socorro do Vice Rei do Prata, organizado pelo Capitão General da Província de São Pedro do Sul, Dom Diogo de Souza, este ponto do mapa foi escolhido para que uma das três colunas de seu exército acampassem. Dom Diogo determinou ao seu comandante da Fronteira - Manoel Marques de Souza - “que acamparam num lugar com abundância de água, pastos e lenha, entre as nascentes do Rio Negro e os Serros de Bagé”. Por força desta disposição do Governador da Capitania, a Coluna da Direita do Exército Pacificador chegou a beira dos cerros de Bagé no último dia do ano de 1810 e em 3 de janeiro de 1811 iniciou a construção das obras mais urgentes do acampamento (origem da cidade de Bagé). 

(Inventário Cultural de Bagé, Elizabeth Macedo de Fagundes, segunda edição).

Foto: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/viagem/noticia/2016/11/um-roteiro-por-bage-conhecida-como-a-rainha-da-fronteira-8531527.html

Circuito Histórico de Corridas - 4ª Etapa - Cerros de Bagé - 2021


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justino Costa Quintana

Planilha para 21km

Como correr 2.500 m em 12 minutos?