Estrutura do aquecimento
Um aquecimento eficiente é aquele que permite ao aluno e/ou atleta obter uma transição adequada do repouso para a atividade física, possibilitando que o organismo possa ter um bom rendimento quando solicitado durante a atividade. Com isso, divide-se o trabalho de aquecimento em duas fases: aquecimento geral e aquecimento específico.
Aquecimento geral - é caracterizado pelo aumento da temperatura do corpo, como também pelo aumento das atividades do sistema nervoso central (SNC) e de uma resposta aguda das variáveis fisiológicas, como FC, PAS, DC e RVP, proporcionando, dessa maneira, uma otimização na contração muscular, aumento da amplitude do movimento, eficiência mecânica do movimento e eficiência metabólica.
Aquecimento específico - é caracterizado pelo aumento da capacidade funcional que está diretamente ligada aos movimentos específicos da modalidade. Nessa fase são utilizados exercícios semelhantes aos da modalidade e da intensidade de trabalho, assemelhando-se ao objeto de treinamento ou à realidade da competição. Referência: Livro - Corrida - Manual Prático do Treinamento - Alexandre Fernandes Machado - São Paulo, 2013.
Comentários
Postar um comentário