Volume x Intensidade
Volume x Intensidade
Por volume entendemos o número de exercícios em um período de tempo, que pode ser diário, semanal ou anual.
O volume ou quantidade é expresso em número de quilômetros, toneladas de peso, horas de treino, número de saltos, etc.
Assim, um atleta pode dizer que corre determinada quantidade de quilômetros por semana, outros atletas, como arremessadores, dizem que levantam determinada quantidade de toneladas de peso, etc.
O fator volume tem grande importância, porque possibilita o “aprendizado de qualquer gesto esportivo pela repetição sistemática e um condicionamento básico funcional”. Hegedus(1972). É o caso de certos corredores de fundo que realizam grande quantidade de quilômetros em certos períodos do treinamento anual, para criar condições somato-funcionais.
Entende-se por intensidade a exigência mediante a qual se realiza um exercício na unidade de tempo. E o grau da carga(máxima, submáxima, média e mínima).
Ela é expressa em percentagens, em tempo, etc. Por exemplo, 85% do esforço máximo. Também a maior velocidade de execução num gesto é uma forma de intensidade.
A intensidade pode ser melhor entendida nos movimentos (correr, nadar, remar), onde há possibilidades de considerar o fator tempo. Por exemplo:, numa corrida longa em ritmo moderado (intensidade moderada/baixa) e numa corrida de 100m a toda velocidade (grande intensidade).
A intensidade sempre segue ao volume. Um trabalho realizado apenas com intensidade, sem uma base anterior ao volume, proporciona perspectiva medíocres para um ótimo rendimento.
Quando o volume é grande, a intensidade é menor e vice-versa. Isso varia, dependendo do período de treinamento, mas o normal é dar ênfase ao volume no período de preparação e intensidade no período de competição.
Fonte: Valdir J. Barbanti - Teoria e Prática do Treinamento Esportivo - 2ª Edição Revista e Ampliada.
#eusoucorraeviva
Comentários
Postar um comentário