Métodos básicos de treinamento
Compreendemos como métodos de treinamento todos os meios sistemáticos que, utilizando formas específicas, propiciem desenvolvimento da capacidade de movimentos e desenvolvam ao máximo possível as capacidades motoras básicas: força, velocidade, resistência, habilidade e flexibilidade.
Principalmente nos esportes individuais, existem muitos meios de se atingir os objetivos propostos e, por isso, existem e continuarão existindo inúmeros métodos de treinamento. O ideal é a escolha judiciosa do método de treinamento que se adaptará ao atleta, respeitando suas características individuais. Por isso não é recomendável se copiar o treino dos grandes campeões ou recordistas, pois os métodos que lhes permitiram atingir resultados elevados, são produtos de uma adaptação que, na maioria das vezes, não serve aos outros. Eles poderão servir de guia, de fundamento, mas na prática o treinamento deverá ser adaptado às diferenças individuais dos atletas.
Os métodos de treinamento tiveram notável evolução nos dias atuais, graças ao auxilio de importantes conhecimentos científicos de fisiologia, neurologia, psicologia, pedagogia e bioquímica. Os fundamentos fisiológicos dos métodos de treinamento partem do principio de que os exercícios físicos são estímulos para desenvolver os órgãos e o sistema orgânico, dependendo da sua natureza, de sua intensidade, da sua frequência e duração.
As características físicas básicas (força, velocidade, resistência) e suas variantes podem ser treinadas, basicamente, por quatro métodos de treinamento:
- Método de duração;
- Método de trabalho intervalado extensivo;
- Método de trabalho intervalado intensivo;
- Método de repetição.
Fonte: Livro - Valdir J. Barbanti - Teoria e Prática do Treinamento Esportivo - 2ª Edição Revista e Ampliada.
Comentários
Postar um comentário