Como prevenir lesões na corrida


Essa é a pergunta mais valiosa no nosso mundo, não é mesmo? Embora tenhamos muitas idéias a esse respeito, sempre aliadas à boa vontade, para de fato sabermos se algo previne ou não lesão, de verdade, é preciso testar. E, até hoje, poucos testes de boa qualidade foram feitos sobre o assunto, acredita? Mas a boa notícia é que dentro da ciência, cada vez mais estão trilhando esse caminho.
Para biomecânica, algo que comprovadamente previne lesão é controlar o impacto. Fizeram um experimento muito, interessante: ensinaram corredores a diminuir o impacto através de um sistema de biofeedback, estratégia no qual eles viam esse impacto na tela do computador em tempo real, e tinham que mantê-lo em nível baixo. Após 8 treinos de 30 minutos, eles conseguiram correr com boa absorção do choque mesmo sem aquela pista visual ou seja, aprenderam a melhorar a biomecânica da corrida e mostraram aos pesquisadores algo incrível após 1 ano. Eles continuavam correndo com boa absorção de impacto, ou seja, o aprendizado foi duradouro, e tiveram 63% menos riscos de se machucar do que outro grupo de corredores que não fez nenhum treinamento de biomecânica. Redução de 63% dos riscos de lesão é bastante coisa.
E como sem um equipamento de biofeedback? Controlando o barulho da pisada.
Outra arma, importante na prevenção de lesões na corrida é tão simples que muitas vezes passa batida: informação! Sim, o simples fato de se informar sobre a sua dor, o que fazer, quando aplicar gelo, ou quando procurar um médico, reduz o risco de lesões.
do simples, vamos ao óbvio: fortalecimento muscular é importante. Músculos fracos estão relacionados ao aparecimento de problemas. E fortalecimento pode ser realizado de várias maneiras, seja com musculação, pilates, Crossfit, treinamento funcional, etc...Como fazer a dosagem, e que músculos especificamente fortalecer, são questões ainda não respondidas na área de prevenção de lesões. (Discordo desta parte. Devemos saber qual a musculatura envolvida na mecânica da corrida e dar uma atenção especial. Um treinamento geral também se torna eficiente, já que somos todos amadores). Sobre o treinamento, seguir uma rotina coerente também é importante para se manter afastado de dores. Mais do que o volume, total, aparentemente o que mais predispõe lesões são os aumentos bruscos no volume e a falta de descanso. Por isso cuide desses dois pontos. Percebe que o protagonista na prevenção de problemas é o seu corpo e como você está correndo com ele. E não os seus acessórios de corrida. Tênis, palmilhas, meias de compressão, ou qualquer outro equipamentos, têm pouca ou nenhuma influência nesse tópico. Como você corre é muito mais importante do que, com o que você corre. Lembre-se disso.
Fonte: 100 Coisas que todo corredor deveria saber - Sérgio Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justino Costa Quintana

Planilha para 21km

Como correr 2.500 m em 12 minutos?