Tênis de corrida
É tão equivocado dizer que calçados causam lesões quanto afirmar que eles evitam lesões. Nos dois casos, os calçados provavelmente sejam atores secundários. A principal causa das lesões sempre foi, talvez ainda seja e venha a ser sempre os erros em nosso modo de correr, o que significa: muito rápido, com muita frequência.
Dito isso, posso lhe dizer que a porcentagem de corredores que sofrem lesões vem caindo constantemente desde a década de 70. Uma série de fatores contribuiu para isso, mas um fato muito importante, é que os corredores ficaram mais espertos, ou pelo menos mais cautelosos, em seus treinos ao longo dos anos. O melhor calçado é o mínimo de calçado e que a melhor alternativa pode ser correr descalços.
Um mito comum sobre a corrida é que o impacto das superfícies duras tem uma probabilidade de causar lesões, ao passo que superfícies macias como grama e areia, são mais gentis para com os pés e as pernas. Mas uma pesquisa da revista Runner´s World, com milhares de corredores, indicou que atletas que correm na GRAMA E NA AREIA, se machucam com a mesma frequência que aqueles que correm apenas no ASFALTO ou no CONCRETO. O estudo concluiu que erros na rotina de corrida têm mais probabilidade de causar problemas que a superfície em que se corre.
Então, não é o tênis. É o seu corpo que precisa ser mais forte e flexível.
Fonte: Corrida em 101 Lições - Joe Henderson
Comentários
Postar um comentário