Loja maçônica Estrela do Sul
Loja maçônica Estrela do Sul, primeira loja maçônica de Bagé.
Neste local, na época de propriedade de Pedro Rodrigues de Borba, funcionou a casa Maçônica Estrela do Sul, inaugurada em 16 de Abril de 1847. O primeiro venerável foi o Coronel Francisco Félix da Fonseca Pereira Pinto foi levantado um espaço galpão, que ainda não terminado passou, por deliberação dos seus associados, a funcionar como teatro. No seu interior foram feitas as devidas adaptações. Em 1863, foi transferido para o Arquiteto JOSÉ OBINO, que o reformou completamente. Anos depois, ao retirar-se desta cidade para Porto Alegre, vendeu-o ao capitalista Manoel Martins.
Era a casa de espetáculos da cidade que, segundo o jornal Aurora de Bagé, recebia peças de teatro, óperas e operetas. Depois de concluído O majestoso teatro 28 de Setembro, as apresentações artísticas passaram a acontecer no novo prédio. Durante o cerco de Bagé, as paredes de pedra do velho templo ficaram em ruínas.
Em 12 de outubro de 1924, neste local, Avenida General Osório, esquina Dr Veríssimo, foi fundado um rinhadeiro, sob a presidência de João Prati filho que atualmente funciona no local um estacionamento.
(Inventário Cultural de Bagé, Elizabeth Macedo de Fagundes, segunda edição).

Comentários
Postar um comentário