Dr. Penna

 
 Este monumento foi colocado em frente ao local onde foi a residência do Dr Penna. O monumento - traz túmulo a memória do Dr Penna - foi concretizado mediante a subscrição popular e ali repousam seus restos mortais. O monumento foi iniciativa do Comendador Xavier Azambuja (O dever 20/05/1908) e o projeto foi de Pedro Obino (Acervo do museu Dom Diogo de Souza).
O pedestal da estátua foi entalhada no Capão do Leão, por Miguel Brigatti e a estátua foi fundida em Paris tendo ficado pronta em dezembro de 1910.
A inauguração aconteceu no dia 12 de maio de 1913 às 17 horas na Praça Carlos Telles. Foi ornamentada pelo Abel artista senhor João Lopes da Silva e se fizeram presente as bandas de música da cidade e a do 11º Regimento de Cavalaria. 
Dr Francisco de Azevedo Penna foi o primeiro médico civil a fixar residência em Bagé. 
Nasceu em 28 de março de 1825 no Rio de Janeiro, era filho de José Francisco Pereira Penna e Josefina de Azevedo Penna. Órfão aos 12 anos, foi criado pelo tio que, reconhecendo sua inteligência, o encaminhou aos estudos. Inicialmente estudou letras. Aos 17 anos, matriculou-se na academia de medicina da corte e terminou seu curso em Paris, para onde foi em 1844. Foi um dos fundadores do Hospital de Caridade (1870) anos depois, da Santa Casa de Caridade de Bagé (1883). Em 25 de maio de 1883, foi colocada a placa da Rua Dr Penna, com uma importante e imponente festa popular que foi cognominado pai da pobreza. Faleceu em Bagé no dia 12 de maio de 1901 o prédio onde por muitos anos serviu de consultório Dr Penna, na Praça da Matriz 52, foi também e consultório do Dr Veríssimo. 
Fonte: Inventário Cultural de Bagé, um passeio pela história, de Elizabeth Macedo de Fagundes, 2ª edição atualizada e ampliada, Bagé, 2012.

Comentários

  1. Prezado Dr.
    Imagine um livro abordando temas da sua especialidade com seu nome na capa e direcionado ao público leigo.
    Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma e gerar autoridade, sendo também ferramenta para fidelizar e despertar novos pacientes, como fazem as maiores referências médicas do Brasil e exterior.
    Somos uma Editora e desenvolvemos todo conteúdo a partir de informações recebidas com agilidade e custo bem razoável, aplicando 41 anos de experiência.
    Vale lembrar que empresas voltadas para a sua área poderão patrocinar integralmente iniciativas institucionais deste tipo.
    Posso enviar exemplos de livros e e-Books produzidos para médicos, preferencialmente por WhatsApp.
    Fazemos também textos para redes sociais ou qualquer outra finalidade.
    Obrigado e até breve!
    Oscar Silbiger / Diretor
    Vida Escrita
    Av. Rotary 125
    Campinas / SP
    Tel.: 19 99217-7849
    www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Justino Costa Quintana