Fundação de Bagé

 


17 de julho 1811, dia oficial da fundação de Bagé, o exército luso-brasileiro deixou o acampamento, em direção a Cerro Largo, levando 1.0000 cavalos e dois mil bois. Ao ir embora embora e o exército enfrentou uma série de dificuldades; Era inverno, fazia muito frio, e os caminhos estavam ruins por causa da chuva. Foi então, que Dom Diogo resolveu deixar em Bagé, parte dos soldados, comerciantes, mulheres, alguns doentes e  um velho cirurgião. Antes de partir, nomeou o tenente Pedro Fagundes de Oliveira, comandante do acampamento. O local, com muitos ranchos  de  palha, oferecia melhores recursos de água, lenha e proteção natural do que o antigo aldeamento que havia junto à guarda de São Sebastião. Em pouco tempo, foram tomadas as providências para transferirem a antiga capela para o nascente vilarejo.   O rancho que serviu de residência ao General Alexandre Eloy Portelli foi adaptado para ser o primeiro  templo.


Segundo relatório do arcediago Vicente Zeferino Dias Lopes: 

No ano de 1812 o comandante do distrito Pedro Fagundes  de Oliveira , Capitão Ricardo Antônio de Mello e outros transladaram para essa povoação, a imagem de São Sebastião. Depositaram o santo num rancho de palha em que tinha morado o Coronel Alexandre Eloy Portelli( 1760-1838) . Cheio de espírito religioso, o capitão conseguiu, dos poucos habitantes, o necessário auxílio para edificação de uma igreja. Com a provisão de Dom José Caetano da Silva Coutinho, de 12 de maio de 1812 foi erigida finalmente a nova Capela. Foi nomeado Capelão o padre José Carneiro. Um ano e meio depois, pediram aos moradores a elevação desta Capela à paróquia. Mesmo sendo favorável à informação do Diocesano, de 12 de maio de 1815, a mesa da consciência e ordem, nada resolveu. Por provisão deste mesmo prelado que se achava de visita em Caçapava, fundou-se melhor igreja a pedido dos moradores. Desenvolvendo-se esta povoação por provisão do Vigário Geral Antônio Vieira da Soledade,  de 18 de junho de 1818, passou a curato, foi nomeado cura, o Padre Gervásio Antônio Pereira Carneiro, que era coadjutor da freguesia de Piratini.

 

Quem foi o Coronel Alexandre Eloy Portelli ? 


  Nasceu em 1793. Provavelmente por volta de 1786, na demarcação do Tratado de Santo Ildefonso, veio residir em Bagé. Seu rancho, mais tarde, Serviu de Capela, era casado com Joaquina Marques, filha do General Manoel Marques de Souza, em 1808 foi promovido a brigadeiro, condição em que esteve em Bagé como Comandante do Batalhão de Infantaria artilharia da capitania.  Faleceu em 1838.

 Claudio Moreira Bento e Luiz Ernani Caminha Giorgis.

Fonte: Inventário Cultural de Bagé, um passeio pela história, de Elizabeth Macedo de Fagundes, 2ª edição atualizada e ampliada, Bagé, 2012.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justino Costa Quintana

Planilha para 21km

Como correr 2.500 m em 12 minutos?