Fisiologia do maratonista

Encarar os 42.195m de uma maratona requer uma preparação física especial. É fato que o corpo humano não foi feito para correr a distância de uma maratona. Também é fato que a espécie humana se constituiu dos melhores corredores de longa distância de todo reino animal. Como entender esses dois argumentos? Resposta: por meio de duas propriedades inerentes ao organismo: adaptação física e plasticidade neural.
O conceito de performance baseado em adaptações físicas, chamado de modelo cardiovascular/anaeróbio, é o modelo proposto por Jack Daniels. Daniels, um fisiologista e treinador olímpico americano que atua como mentor para treinadores e atletas de curta e longa distância dos Estados Unidos e ao redor do mundo.
Joaquim Cruz, um dos 5 homens do planeta a correr a prova dos 800 metros de uma olimpíada em menos de 1min42s, Los Angeles 1984, o maratonista americano Ryan Hall, que possui 59min43s na Meia Maratona de Huston em 2007 e 2h04min58s na Maratona de Boston em 2011, melhores marcas para um atleta do continente americano até a data de hoje. Seu livro a Fórmula de corrida de Daniels (DANIELS, 2013) é uma referência no esporte. Livro: O Cérebro Do Maratonista: Estratégias Motivacionais Para Você Correr A Melhor Maratona Da Sua Vida, de Valdir de Andrade Braga.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justino Costa Quintana

Planilha para 21km

Como correr 2.500 m em 12 minutos?