A Corrida é um vício que faz bem...



A Corrida é um vício que faz bem...

Há pessoas que correm!!! Como há também as que emanam alegria, amor e paixão por essa que não podemos somente chamar de passatempo. Mas sim de um estilo de vida para aqueles que como eu são fascinados por desafios e superação.
Para a maior parte dos corredores amadores, a corrida é um tônico mental. Ter uma rotina de treino ajuda a manter os neurônios a todo vapor e melhora as respostas do organismo frente a emoções negativas como ansiedade, dor e estresse. E isso não é só uma sensação, mas é cientificamente comprovado o impacto positivo que a corrida tem no cérebro.
Hoje vou contar como a corrida entrou na minha vida para ficar, a mais ou menos 5 anos atrás. Depois de muita insistência de uma amiga “Ermã do coração”, que já fazia parte do Grupo, resolvi que era chegada a hora de me aventurar na tentativa de aliviar o estresse do dia-a-dia. Confesso que bastante receosa pois meu retrospecto até então era de TOTAL sedentarismo.
 Chegou o dia do primeiro treino, ainda preocupada, mas a cada KM vencido fui deixando a tensão para longe e ao longo desse tempo minha qualidade de vida melhorou significativamente, pois segundo os especialistas na área a estratégia para lidar com as emoções negativas é se centrar no chamado mindfulness, estado em que a mente “se esvazia e se concentra no momento presente”.
 Com o passar do tempo resolvi que era hora de fazer minha primeira prova oficial, a eleita foi CYLERRA Night Run- POA. Chegando lá e encontrei uma grande aglomeração de pessoas e não tive a mínima condição de sair correndo, fui então caminhando até a linha de largada e a prova começou: sem dúvidas essa corrida ficará para sempre na minha memória. Consegui finalizar a prova, uma sensação indescritível, cruzar a linha de chegada pela primeira vez é uma lembrança para o resto da vida.
Superado o primeiro desafio “5 km” de estreia, já era hora de me aventurar nos 10 km e por que não nos 21 km. Só quem corre sabe o que é participar de uma prova de corrida ou correr com amigos. Correr não é sobre chegar em primeiro lugar, mas sim se superar a cada KM e conseguir concluir o percurso.
A corrida não é somente o processo que ativa os músculos, aumenta o fluxo sanguíneo, eleva a frequência cardíaca, dilata as pupilas e libera adrenalina e endorfina. É o que a ciência não explica. Não é buscar as respostas. É viver as perguntas. “O que eu estou fazendo aqui”?, “Será que vou conseguir”?, “O que vou me tornar depois que cruzar a linha de chegada?”, “Isso é uma dor ou cansaço?”.
Não é o joelho, os pés e as pernas que doem. É o coração que parece não caber dentro do peito de tanto emoção por ter conseguido mais uma “Chegada”.
Não é o que termina quando você cruza a linha de chegada. É o que começa. 
Sim, começou!!! Qual será a próxima….
Corredora: Alexsandra Trindade



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Justino Costa Quintana

Planilha para 21km

Como correr 2.500 m em 12 minutos?