Treinar na esteira ou na rua?









Comentário 3 - Sérgio Rocha
Apesar de eu ter começado a correr na esteira, hoje em dia pago para não correr em uma. Para mim é a mesma relação entre quem anda bastante de bicicleta nas ruas e trilhas e uma bicicleta ergométrica que não sai do lugar. Mesmo achando extremamente monótono correr em uma esteira, admito que ela pode ser uma grande aliada para dias de climas mais “extremos”, como muita chuva ou dias muito quentes. Eu invejo de verdade as pessoas que treinam com frequência em esteira. Eu simplesmente não consigo. Acho que talvez o maior ponto positivo desse equipamento seja o controle mais rígido das variáveis, como a velocidade e o terreno em que você corre, mas saiba que o esforço que você faz na esteira não é exatamente o mesmo que você faz na rua, pois grande parte do impacto é atenuada por ela. Eu acho que correr rua (seja na calçada ou mesmo em parques) é muito mais libertador porque tem a mudança constante do visual e do vento batendo na cara. Fora que a diferença do estímulo na musculatura é muito maior. Eu lembro até hoje da primeira vez em que corri na rua depois de já estar fazendo isso na esteira por mais ou menos dois meses. Fiquei todo dolorido no dia seguinte. Foi aí que saquei que os melhores resultados viriam se saísse da academia para dar as minhas corridinhas. Quando a gente corre fora da academia, acabamos conhecendo caminhos novos ou visitamos parques em que normalmente não iríamos e eu acho esse um dos grandes baratos da corrida.

Rocha, Sergio. 100 Coisas Que Todo Corredor Deveria Saber . Edição do Kindle. 

A esteira é uma boa opção, porém não a melhor. Mas você pode usá-la para correr em casa, após o trabalho ou antes dele. Dias muito frio, chuvosos e até mesmo quentes (é só ligar o ar condicionado). Mas o fato é, que se você pretende participar de provas na rua, o treinamento não deve ser na esteira. Até pode. Mas não é o recomendado. Visto que o trabalho mecânico e fisiológico é diferente em função  do sobe desce da calçada, atravessa rua, sobe e desce lomba, vento, frio, calor, cachorro atacando, enfim, uma série de particularidade que correr na rua oferece e que no dia da prova você poderá se deparar com algumas situações parecidas. 
Então, no embate correr na rua x ou na esteira, vence a rua, pode fazer a pesquisa, principalmente por todos os fatores sociais que o autor cita no texto acima.
Bóra treinar!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justino Costa Quintana

Planilha para 21km

Como correr 2.500 m em 12 minutos?