Pisada e fortalecimento


TIPO DE PISADA
 Apesar de ouvirmos durante anos e anos que deveríamos usar tênis adequados ao nosso tipo de pisada, até as marcas abandonaram esse barco e pararam de rotular que tênis X é feito para quem tem o tipo de pisada Y. O consenso que existe hoje é que a sua escolha deve ser baseada na sensação de conforto por mais subjetivo que isso seja. Esqueça aquele lance de tênis para pisada neutra, pronada ou supinada. A pronação é um movimento natural do nosso pé - não é um “defeito”, alguns pronam mais e outros pronam menos - tem gente que gosta de tênis mais estáveis e outras de tênis mais macios - oriente sua escolha pelo conforto que não tem erro. E não sou só eu que falo isso – o cara que “inventou” o lance de que o tênis precisava corrigir o tipo de pisada, o especialista em biomecânica Benno Nigg, disse para esquecerem o que ele escreveu e escolher o tênis baseado no conforto. Quem sou eu para contrariá-lo? Só para ficar claro: se não é para usar tênis baseado no seu tipo de pisada, não preciso nem falar que você não precisa fazer o tal do teste da pisada, não é mesmo? 

FORTALECIMENTO É ESSENCIAL. A maioria dos corredores acha que apenas correr é o suficiente. Grande parte dessa maioria, na verdade, odeia fazer qualquer tipo de fortalecimento, mas não tem jeito, ele é realmente essencial. O fortalecimento, quando bem orientado, vai ajudar a deixar a sua musculatura mais forte e preparada para todo o esforço que você for fazer, vai corrigir desequilíbrios musculares e muito mais. Se existe algo que realmente pode ajudar você a se lesionar menos, é o fortalecimento. Eu lembro que quando comecei a praticar musculação depois de estar correndo por cerca de um ano, várias dores esquisitas que eu tinha sumiram. Então, faça fortalecimento, mesmo que seja um saco fazer. 

MUSCULAÇÃO OU FUNCIONAL? Os dois funcionam - tanto a musculação tradicional como o funcional. A questão é que o funcional consegue fazer uma transferência muito maior do trabalho de fortalecimento para a corrida do que fazer exercícios que isolam a musculatura como comumente feitos em salas de musculação por aí. Se você for fazer musculação tradicional, eu daria preferência aos trabalhos de fortalecimento geral com o uso de pesos livres, porque esses serão muito mais eficientes a longo prazo. O fato é que eu acho o funcional bem mais divertido, variável e menos monótono do que ficar em aparelhos de musculação o tempo todo. Eu tenho feito vários exercícios com kettlebell e aquelas cordas de barco e acho um barato. Talvez o único impeditivo para que mais pessoas adotem o funcional na rotina de treinamento é que as academias especializadas nessa modalidade têm mensalidades bem mais salgadas do que as convencionais.  Mas, de qualquer forma, fortalecimento com musculação convencional ou funcional dão resultados e você deve escolher o que for melhor para você. O importante mesmo é fazer fortalecimento. 

Rocha, Sergio. 100 Coisas Que Todo Corredor Deveria Saber . Edição do Kindle. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justino Costa Quintana

Planilha para 21km

Como correr 2.500 m em 12 minutos?