Canelite em corredores 🏃‍♂️

Canelite em corredores 🏃‍♂️ 

Saudações corredores !
A corrida sempre me chamou atenção, mas por falta de tempo e conhecimento , fui adiando esse “relacionamento”, até que hoje aqui estou. 
A inexperiência na corrida me faz questionar sobre vários assuntos, dos quais sempre que posso, estou buscando respostas. Compartilho com vocês um pouco do meu estudo sobre canelite, uma lesão muito comuns entre corredores . 


Correr hoje é uma das modalidades esportivas mais bem aceitas , traz prazer , satisfação , resultados físicos a saúde e bem estar psicológico. A prática da corrida de rua , pode levar a lesões musculoesqueléticas ;as famosas lesões ,tanto a profissionais quanto a amadores.  Dentre tantas lesões que acometem estes esportistas, uma das mais comuns é a Canelite.
A canelite é o nome popular da Síndrome do Estresse do Tibial Medial (SETM) ou Periostite medial de tíbia , que é uma inflamação da membrana da canela chamada fáscia medial. É uma queixa comum entre atletas , principalmente os corredores de médias e longas distâncias , comum também aos esportistas que correm em superfícies duras como concreto e asfalto. 
A canelite costuma causar uma desagradável dor na região da canela e difusa ao redor da região interna da perna  , próximo ao tornozelo. A sensibilidade aumenta e a sensação é de queimação , como se estivesse com umas bolas de ferro amarradas ao tornozelo. Alem da dor, o edema pode estar presente em alguns casos. 
Conforme o atleta se movimenta , a dor e queimação aumentam, onde esta, inicialmente é aliviada com o repouso. 

Entre as causas mais comuns temos o uso de tênis não adequado para sua pisada , aumento do volume de treinamento , excesso de peso, superfície de treinamento , fraqueza dos músculos e ausência do tempo de recuperação. Em sua fase inicial, a dor é pior no começo do exercício e melhora durante o treino, devido ao corpo se aquecer e o sangue circular mais nos membros inferiores . Outro ponto importante a ressaltar é a pisada . Uma pisada errada , pode afetar diretamente a saúde da canela . Nesta questão é bom conversar com o treinador para que o ajude a identificar sua pisada e o tênis mais indicado, ajudando a corrigir os erros. 
Seu tratamento é feito através de descanso, gelo e fisioterapia , com exercícios de alongamento dos músculos da perna. Sendo recomendado que haja uma modificação  da atividade , uma diminuição na intensidade dos treinos, por alguns dias . Podemos preveni-la como alguns exercícios básicos como flexão plantar , dorsi flexão , abdução com elástico,  além da pisada e tênis corretos. 
Profissionais como o educador físico e o fisioterapeuta, são especialistas no assunto, sendo seu aconselhamento, indispensável em caso de dúvidas .
Artigo enviado pela aluna Gabriela Peres

Referências 

Campos AC,  Prata MS,  Aguiar SDS, Castro HDO,  Leite RD,  Pires FO. Prevalência de lesões em corredores de rua amadores . Rev. Br.pesq.em cien.saúde.v. 3, n. 1 (2016)

Carvalhos AN, Nero DSM. Lesões em corredores de rua amadores. Síndrome da tíbia medial- canelite. Aptidão física e saúde , 2019, Sp.
Universidade Corra e Viva


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justino Costa Quintana

Planilha para 21km

Como correr 2.500 m em 12 minutos?